Colocar o adversário com os dois ombros simultaneamente no solo, de forma intencional, tentando imobilizá-lo nessa posição.
Os lutadores podem agarrar o oponente em qualquer parte do corpo (nomeadamente os braços, tronco e pernas) ou nas calças, de forma a não prejudicar a sua integridade física.
Não é permitido: Socar, puxar partes sensíveis (cabelo, orelhas, etc), torcer os braços ou pescoço, arrastar deliberadamente, ou outra qualquer acção julgada violenta pelo árbitro.
Considera-se praticante o indivíduo que voluntariamente pretenda participar em torneio, mantendo o espírito desportivo – fair play – e que assuma a reponsabilidade por qualquer lesão que possa ocorrer durante as lutas. Os dois lutadores cumprimentam-se com abraço cordial, no inicio do combate e no final.
Masculinos:
Femininos:
Tradicional (curral com palha), o desportivo sobre colchão tatami.
As dimensões deverão ser de uma área de 64m quadrados (de forma quadrada e com uma área de segurança de 2m, ficando com 100m quadrados).
Os espectadores não poderão pisar o espaço de competição.
A luta é interrompida logo que qualquer jogador toque fora do terreno de jogo, reiniciando a luta, de pé, no centro.
Equipamento oficial. Calças não muito justas, de tecido resistente de sarja, (castanha), sem botões metálicos, que possam prejudicar a integridade física do oponente, uma faixa. Descalços. Camisola (t-shirt) de licra justa de manga curta ou com mangas. Não são permitidos quaisquer adornos, como brincos, colares, etc.
Indivíduo conhecedor das regras do jogo e do seu espírito desportivo, nomeado pela organização do torneio.
O árbitro dá ordem de início das lutas e interrompe-as, por apito, quando julgar conveniente: para terminar a luta, ou para a interromper.
No final de cada luta, coloca-se entre os dois lutadores, no centor do espaço de jogo, e levanta a mão do vencedor. De seguida certifica-se que os dois intervenientes se cumprimentam cordialmente.
Pode sancionar os lutadores por conduta antidesportiva. Dependendo da gravidade da conduta pode optar por uma reprensão ou eliminar imediatamente do lutador.
O árbitro deverá usar equipamento desportivo.
Três elementos serão juízes e um deles executara também a tarefa de cronometrista, estes elementos estarão nomeados pela organização assumindo estas funções. O cronometrista faz soar um apito no final de cada parte do confronto. O cronómetro será parado sempre que o árbitro dê indicação, e retomada a contagem quando o árbitro apitar para reiniciar a luta.
Devem estar atentos às indicações do árbitro. Após a interrupção o confronto é retomado a partir da posição de pé.
Juízes tomaram a decisão final quando em caso de empate ganha o lutador que esteve em superioridade durante todo o combate.
Os responsáveis pela organização do torneio (2 ou 3 pessoas) efectuarão o sorteio das lutas, entre os elementos da mesma categoria.
A luta inicia-se com a presença dos dois lutadores junto do árbitro no centro do tatami. O árbitro ou os responsáveis pela organização apresentam os lutadores.
Tempo das lutas: Cada confronto terá uma duração de máxima de 3 min, cada round, sendo de 2 rounds o combate, podendo em casos excepcionais passar para 3 rounds.
Em cada categoria realizar-se-ão eliminatórias de tal forma que haja uma final. Para isso, se for necessário, efectuar-se-á uma pré-eliminatória concorentes menos pesados, de forma a assegurar que nas eliminatórias seguintes fiquem 4, 8, 16 ou 32 participantes.
O árbitro pode sancionar o lutador em virtude da sua conduta antidesportiva, chamando-o à atenção ou advertindo-o.
Se o lutador persistir na sua conduta antidesportiva deve:
· A uma primeira advertência corresponderá a um aviso.
· À segunda advertência corresponderá a penalização.
· À terceira advertência corresponderá a eliminação.
São exemplos de conduta antidesportiva as seguintes acções:
· Insultar o oponente, árbitro ou público.
· Utilização de linguagem intimidatória ou provocatória
· Ferir a integridade física do opositor (socar, torcer ou puxar partes sensíveis)
· Não acatar as decisões do árbitro
· Falsear resultados
· Tentar enganar o árbitro
· Abandonar temporariamente a luta
· Gesticular em desagrado com as decisões arbitrais