Regulamento da Luta Galhofa

 

Artigo 1. Objectivo do desporto:

Colocar o adversário com os dois ombros simultaneamente no solo, de forma intencional, tentando imobilizá-lo nessa posição.

Os lutadores podem agarrar o oponente em qualquer parte do corpo (nomeadamente os braços, tronco e pernas) ou nas calças, de forma a não prejudicar a sua integridade física.

Não é permitido: Socar, puxar partes sensíveis (cabelo, orelhas, etc), torcer os braços ou pescoço, arrastar deliberadamente, ou outra qualquer acção julgada violenta pelo árbitro.

 

Artigo 2. Praticante:

Considera-se praticante o indivíduo que voluntariamente pretenda participar em torneio, mantendo o espírito desportivo – fair play – e que assuma a reponsabilidade por qualquer lesão que possa ocorrer durante as lutas. Os dois lutadores cumprimentam-se com abraço cordial, no inicio do combate e no final.

 

 

Artigo 3. Categorias:

Masculinos:

  • Infantil: 3 a 5 anos
  • Infanto Juvenil: 6 a 9 anos
  • Juvenil: 10 a 13 anos
  • Cadete: 14 a 15 anos
  • Junior: 16 a 17 anos
  • Adultos: 18 a 40 anos
  • Veteranos: Superior a 40 anos
  • -13 kg
  • -15 kg
  • -17 kg
  • -19 kg
  • -22 kg
  • -25 kg
  • -28 kg
  • -31 kg
  • -34 kg
  • -37 kg
  • -40 kg
  • -43 kg
  • -46 kg
  • -48 kg
  • -52 kg
  • -54 kg
  • -57 kg
  • -61 kg
  • -66 kg
  • -71 kg
  • -77 kg
  • -84 kg
  • -93 kg
  • +93 kg
  • Absoluto ou open: Qualquer peso e categoria sendo maiores de 18 anos

Femininos:

  • Infantil: 3 a 5 anos
  • Infanto Juvenil: 6 a 9 anos
  • Juvenil: 10 a 13 anos
  • Cadete: 14 a 15 anos
  • Junior: 16 a 17 anos
  • Adultos: 18 a 40 anos
  • Veteranos: Superior a 40 anos
  • -13 kg
  • -15 kg
  • -17 kg
  • -19 kg
  • -22 kg
  • -25 kg
  • -28 kg
  • -31 kg
  • -34 kg
  • -37 kg
  • -40 kg
  • -43 kg
  • -46 kg
  • -48 kg
  • -52 kg
  • -56 kg
  • -60 kg
  • -64 kg
  • -68 kg
  • -72 kg
  • -76 kg
  • +76 kg
  • Absoluto ou open: Qualquer peso e categoria sendo maiores de 18 anos

 

Artigo 4. O espaço de competição:

Tradicional (curral com palha), o desportivo sobre colchão tatami.

As dimensões deverão ser de uma área de 64m quadrados (de forma quadrada e com uma área de segurança de 2m, ficando com 100m quadrados).

Os espectadores não poderão pisar o espaço de competição.

A luta é interrompida logo que qualquer jogador toque fora do terreno de jogo, reiniciando a luta, de pé, no centro.

 

Artigo 5. O equipamento do lutador

Equipamento oficial. Calças não muito justas, de tecido resistente de sarja, (castanha), sem botões metálicos, que possam prejudicar a integridade física do oponente, uma faixa. Descalços. Camisola (t-shirt) de licra justa de manga curta ou com mangas. Não são permitidos quaisquer adornos, como brincos, colares, etc.

 

Artigo 6. O árbitro

Indivíduo conhecedor das regras do jogo e do seu espírito desportivo, nomeado pela organização do torneio.

O árbitro dá ordem de início das lutas e interrompe-as, por apito, quando julgar conveniente: para terminar a luta, ou para a interromper.

No final de cada luta, coloca-se entre os dois lutadores, no centor do espaço de jogo, e levanta a mão do vencedor. De seguida certifica-se que os dois intervenientes se cumprimentam cordialmente.

Pode sancionar os lutadores por conduta antidesportiva. Dependendo da gravidade da conduta pode optar por uma reprensão ou eliminar imediatamente do lutador.

O árbitro deverá usar equipamento desportivo.

 

Artigo 7. O cronometrista e juizes

Três elementos serão juízes e um deles executara também a tarefa de cronometrista, estes elementos estarão nomeados pela organização assumindo estas funções. O cronometrista faz soar um apito no final de cada parte do confronto. O cronómetro será parado sempre que o árbitro dê indicação, e retomada a contagem quando o árbitro apitar para reiniciar a luta.

Devem estar atentos às indicações do árbitro. Após a interrupção o confronto é retomado a partir da posição de pé.

 

Juízes tomaram a decisão final quando em caso de empate ganha o lutador que esteve em superioridade durante todo o combate.

 

 

Artigo 8. Organização das lutas

Os responsáveis pela organização do torneio (2 ou 3 pessoas) efectuarão o sorteio das lutas, entre os elementos da mesma categoria.

A luta inicia-se com a presença dos dois lutadores junto do árbitro no centro do tatami. O árbitro ou os responsáveis pela organização apresentam os lutadores.

Tempo das lutas: Cada confronto terá uma duração de máxima de 3 min, cada round, sendo de 2 rounds o combate, podendo em casos excepcionais passar para 3 rounds.

Em cada categoria realizar-se-ão eliminatórias de tal forma que haja uma final. Para isso, se for necessário, efectuar-se-á uma pré-eliminatória concorentes menos pesados, de forma a assegurar que nas eliminatórias seguintes fiquem 4, 8, 16 ou 32 participantes.

 

Artigo 9. Sansões disciplinares

 

O árbitro pode sancionar o lutador em virtude da sua conduta antidesportiva, chamando-o à atenção ou advertindo-o.

Se o lutador persistir na sua conduta antidesportiva deve:

·         A uma primeira advertência corresponderá a um aviso.

·         À segunda advertência corresponderá a penalização.

·         À terceira advertência corresponderá a eliminação.

São exemplos de conduta antidesportiva as seguintes acções:

·         Insultar o oponente, árbitro ou público.

·         Utilização de linguagem intimidatória ou provocatória

·         Ferir a integridade física do opositor (socar, torcer ou puxar partes sensíveis)

·         Não acatar as decisões do árbitro

·         Falsear resultados

·         Tentar enganar o árbitro

·         Abandonar temporariamente a luta

·         Gesticular em desagrado com as decisões arbitrais

FPLA - Federação Portuguesa de Lutas Amadoras

 

Responsável pela modalidade Desportiva da Luta Galhofa