Logotipo da FPLGDI - O Guerreiro Lusitano

 

Vermelho – Simboliza o calor do sol. País do sol nascente, oriente. A interculturalidade, entre o oriente e o ocidente, uma fusão do logotipo da associação fundadora e o logotipo da Federação.

Figura Octogonal – O Octógono com as redes representa que actualmente é designado o Mixed Martial Arts – MMA, a mistura de vários estilos e culturas a interculturalidade, no mesmo desporto.

FPLGDI – Federação Portuguesa de Luta Galhofa e Desportos Interculturais, com as cores da nossa bandeira, verde e vermelho.

O Guerreiro Lusitano– Nome de fantasia associado a Federação.

G – De Galhofa, o termo utilizado a cerca de 200 anos para chamar a este tipo de luta, pois era utilizada como uma brincadeira, por isso a origem do nome Galhofa. Anteriormente e em outras localidades só era conhecida como Luta, já com uma origem de 2000 anos deixada pelos Guerreiros Galaicos Lusitanos.

Os lutadores – Representam os praticantes desta arte milenar com origens Portuguesas.

Circulo Amarelo – Simboliza o sol, ocidental.

Estrela – Simboliza o celestício que era a época que se praticava muitas vezes este tipo de luta, que estava interligada as tradições da terra.

Castanho – A cor que tradicionalmente utilizavam nas calças para a prática deste desporto, nesse tempo o material era de borel ou de outro tecido resistente de cor castanha.

 

VITOR J. GOMES autor do Logotipo

 

 

 

 

 

 

FPLA - Federação Portuguesa de Lutas Amadoras

 

Responsável pela modalidade Desportiva da Luta Galhofa